Whey protein na prevenção da sarcopenia!

Whey protein na prevenção da sarcopenia!

A sarcopenia é uma condição relacionada ao processo de envelhecimento e caracteriza-se por uma redução da massa e força muscular, além de perda de performance física. A partir dos 50 anos, alguns autores indicam que há uma perda de massa muscular em torno de 1 a 2% por ano e, em relação à força, essa diminuição é ainda maior, podendo chegar a aproximadamente 3% ao ano após os 60 anos!

Uma das formas de controlar e/ou prevenir a sarcopenia nos idosos é pelo aumento da ingestão de proteínas de boa qualidade, sempre levando em consideração o todo da alimentação do indivíduo e a prática de atividade física. Porém, devido a diversos fatores como dificuldade de mastigação adequada, digestão e falta de apetite, o consumo de porções recomendadas de carnes e leguminosas pode não ser atingindo, por isso, outras estratégias para aumentar o aporte proteico são indicadas, como o consumo de whey protein.

O whey protein (WP), conhecido como proteína do soro do leite, é obtido através de um processo de filtração, formando duas frações. A fração concentrada do soro do leite tem um teor proteico de 20 a 90% de proteínas e quantidades significativas de carboidratos e gorduras. Mas tecnologias de ponta permitem a obtenção de um whey puro e com menor concentração de alguns desses compostos, como a lactose.

Chalé et al. (2012) realizaram um estudo randomizado, duplo-cego e controlado em que avaliaram os efeitos da suplementação com WP em idosos de 70 a 85 anos com limitação de mobilidade. Como resultado, o grupo suplementado com WP teve maior aumento no percentual de massa muscular. Uma revisão conduzida por Liao et al. (2018) avaliou os efeitos da suplementação com WP com ou sem treinamento de resistência contra a sarcopenia relacionada ao envelhecimento. Os resultados demonstraram benefícios do WP associados ou não ao treinamento de resistência, com isso, reduzindo a sarcopenia.

Um estudo randomizado conduzido por Nabuco et al. (2018) avaliou os efeitos da suplementação de WP ‒ utilizado imediatamente antes e após um modelo de treinamento resistido de exercícios ‒ sobre a massa magra, força e capacidade funcional em mulheres com mais de 60 anos. Cada grupo ingeriu 35 gramas de WP ou placebo, com uma duração de 12 semanas de intervenção. Ambos os grupos suplementados com WP resultaram em aumento da força muscular, melhora da composição corporal de massa magra e potencialização da capacidade funcional.

Mori e Tokuda (2018) conduziram um estudo randomizado com duração de 24 semanas, pelo qual se observaram os benefícios da suplementação com WP, após treino de resistência, na massa muscular de mulheres de 65 a 80 anos. Os grupos foram divididos em WP + treinamento, apenas treinamento e apenas WP. O grupo WP + treino teve maior índice de massa muscular, força muscular e velocidade de marcha. A suplementação de whey protein, associada a estratégias alimentares equilibradas, é um potencial recurso para adotar na rotina de idosos com sarcopenia e, também, como forma preventiva.

REFERÊNCIAS

OGAWA, S. et al. Age-related sarcopenia and its pathophysiological bases. Inflammation and Regeneration, v. 36, p. 17, 2016.

PASCHOAL V.; NAVES A. Tratado de Nutrição Esportiva Funcional. São Paulo: Roca, 2014.

CHALÉ, A. et al. Efficacy of Whey Protein Supplementation on Resistance Exercise-Induced Changes in Lean Mass, Muscle Strength, and Physical Function in Mobility-Limited Older Adults. Journal of Gerontology Series A: Biological Sciences and Medical Sciences, v. 68, n. 6, p. 682-690, 2012.

LIAO, Y., et al. Prospective Views for Whey Protein and/or Resistance Training Against Age-related Sarcopenia. Aging and Disease, v. 10, n. 1, p.157–173, 2019.

NABUCO, H.C.G., et al. Effects of Whey Protein Supplementation Pre- or Post-Resistance Training on Muscle Mass, Muscular Strength, and Functional Capacity in Pre-Conditioned Older Women: A Randomized Clinical Trial. Nutrients, v.10, n.5, p.563, 2018.

MORI, H.; TOKUDA, Y. Effect of whey protein supplementation after resistance exercise on the muscle mass and physical function of healthy older women: A randomized controlled trial. Geriatrics & Gerontology International, v. 18, n. 9, p.1398-1404, 2018.

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