Saúde da mulher_Cuidado holístico!

Saúde da mulher: Cuidado holístico!

Pode-se dizer que a saúde da mulher tem a sua complexidade e merece atenção. São diversos os fatores que influenciam... Saiba mais.

Pode-se dizer que a saúde da mulher tem a sua complexidade e merece atenção. São diversos os fatores que influenciam no bem-estar físico e mental, fazendo-se necessário um cuidado integrado. A suplementação de alguns nutrientes pode trazer diversos benefícios e contribuir para a saúde do público feminino.

O ômega-3 é um conjunto de ácido graxos encontrado em maiores proporções nos óleos de peixes de águas frias. Os estudos da literatura comprovam que a sua suplementação é eficiente para mulheres diagnosticadas com a Síndrome do Ovário Policístico, sendo efetiva para o controle de sinais e sintomas da doença.

Uma revisão da literatura realizada por Brito, Passos e Maia (2019) identificou que o consumo de ômega-3 por gestantes é importante para o desenvolvimento cerebral e ocular fetal e, ainda, contribui para maior cognição infantil, o melhor desenvolvimento psicomotor, a acuidade visual e o coeficiente de inteligência verbal da criança.

A saúde da mulher também envolve o cuidado da pele, das unhas e dos cabelos. A suplementação de colágeno na sua forma de peptídeos bioativos aumenta a produção de elastina, proteína essencial para a melhora da elasticidade da pele. Um estudo randomizado controlado por placebo foi realizado com 114 mulheres de 45 a 65 anos e resultou em uma redução de rugas oculares após quatro semanas de suplementação com 2,5g de colágeno. Após oito semanas, houve um aumento de colágeno e elastina, indicando que a administração oral de peptídeos de colágeno retarda o envelhecimento da pele.

Os estudos da literatura apontam que o Whey Protein (proteína isolada do soro do leite) é um suplemento que contribui não só para o ganho de massa muscular, mas também para a prevenção de doenças como sarcopenia (perda de massa muscular) e dinapenia (perda de força muscular). Giezenaar et al. (2018) investigaram os efeitos agudos da ingestão de whey protein em indivíduos saudáveis e identificaram que a proteína causou um efeito supressor sobre a percepção de fome, além de promover um menor consumo de energia e retardo no esvaziamento gástrico na refeição seguinte.

Por fim, Vasconcelos, Bachur e Aragão (2018) estudaram outras funções do whey protein no organismo e apontaram benefícios como modulação do sistema imunológico, ações anti-hipertensivas, atividade cardioprotetora, antimicrobiana e anticarcinogênica. 

A suplementação pode ser uma aliada na hora de cuidar da saúde da mulher, fornecendo recursos para facilitar a rotina e garantir os aportes de nutrientes diários. É importante avaliar a composição dos suplementos e procurar pela certificação da matéria-prima para que seja de qualidade e traga apenas benefícios à saúde.

Referências

GIEZENAAR, C. et al. Effect of gender on the acute effects of whey protein ingestion on energy intake, appetite, gastric emptying and gut hormone responses in healthy young adults. Nutrition & Diabetes, v. 8, n 1, 2018. 

Vollmer, D., West, V., & Lephart, E. Enhancing Skin Health: By Oral Administration of Natural Compounds and Minerals with Implications to the Dermal Microbiome. International Journal of Molecular Sciences, v.  19, n. 10, 2018.

BRITO, Walkiria Silva de; PASSOS, Xisto Sena; MAIA, Yara Lúcia Marques. A Influência dos Ácidos Graxos Ômega 3 na Gestação. Revista Referências em Saúde da Faculdade Estácio de Sá de Goiás, Goiânia, v. 2, n. 3, p.111-116, dez. 2019.

VASCONCELO, Quezia Damaris Jones Severino; RODRIGUES BACHUR, Tatiana Paschoalette; ARAGÃO, Gislei Frota. Whey protein: composição, usos e benefícios – uma revisão narrativa / whey protein: composition, use and benefits – a narrative review. European Journal of Physical Education and Sport Science, [S.l.], jan. 2018. ISSN 2501 2428.

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