Oito estratégias para captar e fidelizar pacientes

Oito estratégias para captar e fidelizar pacientes (presencial ou on-line!)

Nutricionista, no dia 31 de agosto, comemoramos o seu dia! E, por isso, a B.Health e seu time de especialistas resolveram preparar um conteúdo especial de marketing, com oito estratégias para você encantar seus pacientes e, assim, aumentar a captação e fidelização! Confira abaixo:

1. Tenha empatia: o primeiro ponto importante para que isso aconteça é a empatia, desde o primeiro contato até depois da consulta! Ponha o foco no seu paciente, sempre com escuta ativa e profunda. Crie conexão! Afinal, você deve ser capaz de promover o cuidado de todas as esferas do seu paciente por meio de uma nutrição integrativa. Só assim o tratamento nutricional será eficaz e, com isso, irá criar a oportunidade de ocorrer uma das melhores formas de marketing: a indicação!

2. Encontre seu nicho de atendimento: para estratégias de divulgação, é importante encontrar aquele público-alvo que faz seu olho brilhar. O nicho será aquela parcela da população que você alcançará ao tornar seu conteúdo específico às dores (físicas e emocionais), às dificuldades, às crenças limitantes, aos objetivos e aos desejos. Você falará sua linguagem, além de a pessoa lhe ver como um especialista no problema dela. Exemplos de nichos: emagrecimento, atletas, materno-infantil, saúde da mulher, vegetarianismo.

3. Prepare conteúdo de valor nas mídias sociais: crie uma agenda editorial, ou seja, organize um calendário semanal com os conteúdos que você levará para seu público. Dicas de organização, planejamento, leitura de rótulo, frases motivacionais comparação de produtos (sem mostrar as marcas, apenas a lista de ingredientes e informação nutricional), curiosidades sobre alimentos e receitas são alguns dos temas para incluir, lembrando de traduzir para o seu nicho. Intercale entre posts, vídeos e stories para colocar no Instagram e Facebook.

4. Atente-se para sua apresentação ao paciente: você sabia que a forma como você conversa com aquela pessoa que está interessada na sua consulta faz toda a diferença? Não, não comece falando o valor da consulta. Neste texto de apresentação, mostre toda a sua paixão em atender, sua missão e aquilo que você acredita, uma frase que lhe conecta com seu nicho, fale sobre algumas dores e qual é o seu diferencial em auxiliar na melhora delas, como funciona a sua consulta e qual o valor.

5. Faça parcerias: busque fazer contato com profissionais que tenham associação com seu nicho. Para isso, liste algumas dificuldades e quais os possíveis profissionais parceiros. Por exemplo, se você atende saúde da mulher, você pode considerar ansiedade (dificuldade) e psicólogo (parceiro), celulite (dificuldade) e esteticista (parceiro), cólica (dificuldade) e ginecologista (parceiro).

6. Aumente sua visibilidade: além do Instagram e dos parceiros, busque fazer palestras, entrar em contato com o jornal da região, criar desafios on-line e presenciais, newsletter, entre em grupos voltados para o seu nicho no Facebook, lista de transmissão no WhatsApp… Isso faz com que você se torne mais visível para, assim, as pessoas se interessarem pelo seu trabalho.

7. Use estratégias diferentes, além do plano alimentar: use ferramentas e estratégias para que seu paciente tenha uma maior adesão ao tratamento. Por exemplo, crie um check-list diário para algumas ações cotidianas que seu paciente deve ter, como, por exemplo, consumo de água, atividade física, sono e momento de autocuidado; junto ao seu paciente, crie metas entre as consultas para serem alcançadas em determinado período de tempo e, ao cumpri-las, dê alguma recompensa, como um desconto de um parceiro ou algum mimo especial. Além disso, a prescrição de suplementos pode ser uma estratégia que aumenta a adesão, pois potencializa os resultados! Mas é importante optar por marcas que acreditam que qualidade, segurança e saúde sejam pontos primordiais e que se pautam na visão integrada do indivíduo, além de buscar sempre evidências científicas atuais, na formulação de seus produtos, assim como a B.Health.

8. Interaja entre as consultas: seja por e-mail, WhatsApp ou software de nutrição, mantenha-se em contato com seu paciente entre cada consulta, esteja disponível para esclarecer dúvidas, enviar notícias, receitas e dicas. Isso fará seu paciente se sentir amparado e querido, aumentando ainda mais a sua fidelização.

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