colageno

Colágeno – suplementação além da estética!

O envelhecimento é um fenômeno biológico natural do ser humano que induz diferentes mudanças fisiológicas importantes para a homeostase corporal, tornando o indivíduo mais suscetível a desenvolver algumas doenças, além de intensificar alterações expressivas na estética, principalmente envolvendo a pele. Sendo assim, estratégias tornam-se necessárias nesse período, sobretudo, as nutricionais, como a suplementação de nutrientes-chave que têm maior demanda nesse processo. Um deles é o colágeno, que apresenta queda de 1 a 1,5% na sua produção a cada ano, a partir dos 25 anos.

O que é o Colágeno?

É uma proteína produzida pelo corpo, presente na pele, nos ossos, nos tendões e nas cartilagens. Sua produção ocorre por meio do RNA mensageiro, convertendo informações contidas nas moléculas em uma sequência de aminoácidos, com isso, dando origem a uma proteína com função de auxiliar na integridade estrutural dos tecidos. Para sua síntese é necessária a presença da vitamina C, um cofator que atua estimulando a multiplicação celular a partir do ácido ascórbico.

Suplementação – de dentro para fora

Tem sido cada vez mais comum o uso de suplementos para retardar, prevenir ou melhorar causas relacionadas à saúde e estética, e, nesse sentido, a suplementação de colágeno via endógena tem sido uma importante indicação. A literatura relata os benefícios da sua suplementação na melhoria dos sinais de envelhecimento cutâneo.

Benefícios do colágeno na pele

O processo de envelhecimento da pele está ligado ao metabolismo molecular e às mudanças da matriz extracelular na derme. Algumas evidências científicas mostram que os benefícios da suplementação de colágeno podem contribuir para sua biodisponibilidade, com rápida absorção no trato digestivo, dessa forma, levando à produção endógena do colágeno pelos fibroblastos, amenizando o envelhecimento da pele, reduzindo ressecamento e rugas, além de ajudar na manutenção da pele mais firme e hidratada.

Uma recente metanálise (MIRANDA et al., 2021) reuniu as evidências sobre os efeitos da suplementação de colágeno hidrolisado na pele por meio de uma revisão sistemática de ensaios clínicos com foco no processo de envelhecimento cutâneo. Os estudos elegíveis foram randomizados, duplo-cegos, e estudos controlados que avaliaram a suplementação oral com colágeno hidrolisado como uma intervenção, relatando pelo menos um dos seguintes resultados: rugas da pele, hidratação, elasticidade e firmeza. Foram selecionados 19 estudos, com um total de 1.125 participantes com idade entre 20 e 70 anos (95% mulheres). Nessa metanálise, uma análise agrupada de estudos mostrou resultados favoráveis da suplementação em comparação com o placebo em termos de hidratação da pele, elasticidade e rugas, com ingestão de 90 dias.

Saúde osteoarticular

No período de senescência, certas doenças podem comprometer a qualidade de vida dos idosos. Uma delas é a osteoartrite (OA), sendo uma das causas mais comuns de incapacidade e uma doença crônica prevalente. O uso de colágeno é crescente e mostrou resultados satisfatórios no tratamento da OA. Na metanálise conduzida por Garcia-Coronado et al. (2019), os estudos avaliados foram ensaios clínicos randomizados controlados por placebo avaliando o efeito do colágeno administrado por via oral nos sintomas de OA, usando a escala universal Western Ontario and McMaster Universities Osteoarthritis Index (WOMAC). O tratamento com colágeno mostrou uma redução significativa na pontuação do índice WOMAC total e na melhora de sintomas inflamatórios das articulações.

Saúde muscular

Os peptídeos de colágeno são resistentes às enzimas de degradação chamadas de peptidases devido ao seu pequeno tamanho de molécula e à alta proporção dos aminoácidos prolina e hidroxiprolina. Um recente estudo feito por Zdzieblik et al. (2021) demonstrou que peptídeos de colágeno específicos podem atuar como mensageiros de sinais em processos celulares anabólicos na cartilagem e na musculatura esquelética. No trabalho, foi demonstrado que esses peptídeos de colágeno, combinados com treinamento de resistência, melhoram a composição corporal e a força muscular em homens idosos com sarcopenia relacionada à idade, com potencial benefício para recuperar a saúde muscular.

Nesse contexto, a escolha de um suplemento de colágeno de qualidade é fundamental para promover esses benefícios integrados, sobretudo, para pessoas que necessitam de um aporte maior dessa proteína devido à perda funcional. Collagene Derma é elaborado com peptídeos bioativos de colágeno (PEPTAN® B 2000 e Verisol®), obtidos pelos processos de hidrólise específicos, enzimáticos e controlados. Apresenta um exclusivo mix de vitaminas e minerais que potencializam a produção de colágeno pelo corpo.

Referências

CHOI, F. D. et al. Oral Collagen Supplementation: A Systematic Review of Dermatological Applications. J Drugs Dermatol., v, 18, n. 1, p. 9-16, jan. 2019.

GARCÍA-CORONADO, J. M. Effect of collagen supplementation on osteoarthritis symptoms: a meta-analysis of randomized placebo-controlled trials. Int Orthop., v. 43, n. 3, p. 531-538, mar. 2019.

LEÓN-LÓPEZ, A. et al. Hydrolyzed Collagen-Sources and Applications. Molecules., v. 24, n. 22, nov. 2019.

LUPU, M. A.  et al. Beneficial effects of food supplements based on hydrolyzed collagen for skin care (Review). Exp Ther Med., v. 20, n. 1, p. 12-17, jul.  2020.

MIRANDA, R. B.; WEIMER, P.; ROSSI, R. C. Effects of hydrolyzed collagen supplementation on skin aging: a systematic review and meta-analysis. Int J Dermatol., v. 20, mar. 2021.

TIAN, S. et al. Treatment of Type II Collagen-Induced Rat Rheumatoid Arthritis Model by Interleukin 10 (IL10)-Mesenchymal Stem Cells (BMSCs). Med Sci Monit., apr. 2019.

ZDZIEBLIK, D. et al. The Influence of Specific Bioactive Collagen Peptides on Body Composition and Muscle Strength in Middle-Aged, Untrained Men: A Randomized Controlled Trial. Int. J. Environ. Res. Public Health, v. 18, n. 4837, p. 1-15, 2021.

Compartilhe agora

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email