colageno

Colágeno – Cuidado integrado da pele no verão!

Pele – Sua importância é equivalente ao seu tamanho!
A pele é o maior órgão do corpo humano e conecta, de forma profunda, o exterior e interior, expressando qualquer alteração fisiológica e emocional do indivíduo. Ela é a principal barreira externa contra patógenos, contaminantes, raios ultravioleta (UV), entre outros, sendo responsável pela proteção contra esses fatores externos. Ela é composta por diversos tipos de proteínas, entre elas, o colágeno.

Com a chegada do verão, os cuidados com a pele devem ser redobrados, principalmente, em relação à exposição aos raios UV, pois podem aumentar a geração de espécies reativas de oxigênio e, consequentemente, gerar aumento do estresse oxidativo, que está relacionado com diversas alterações, como o envelhecimento cutâneo precoce, impactando na ruptura e diminuição das fibras de colágeno e elastina devido à redução de fibroblastos. Essas alterações citadas se manifestam como flacidez e perda de textura da pele, desidratação, manchas e rugas e o câncer de pele.

Entenda mais sobre o colágeno:
O colágeno é a principal proteína estrutural nos tecidos conjuntivos, como pele, compondo em torno de 25% das proteínas do corpo. Embora sua estrutura terciária seja complexa, sua sequência de aminoácidos é formada pela repetição intermitente de tripeptídeos com glicina, prolina e hidroxilprolina. O envelhecimento, o padrão alimentar rico em produtos finais de glicação avançada, o baixo consumo de nutrientes importantes, a exposição solar em excesso, entre outros aspectos, levam à redução da sua produção e podem alterar a organização de sua estrutura, por isso, sua suplementação é indicada.

Uma recente revisão (BARATI et al., 2020) demonstrou três principais mecanismos de ação em nosso corpo que estão associados aos benefícios após a suplementação de colágeno: [1] os fragmentos de colágeno atuam diretamente na síntese de colágeno, [2] estes fragmentos também atuam na síntese dos componentes da matriz extracelular, [3] mecanismo relacionado à imunidade, em que há indução de linfócitos T reguladores, promovendo supressão de resposta autoimune contra o colágeno endógeno.

Suplementação de colágeno na saúde da pele:
A literatura científica demonstra os benefícios da suplementação com o colágeno hidrolisado. Um estudo conduzido por Czajka et al. (2018) avaliou o papel da suplementação oral diária com um nutracêutico líquido contendo colágeno hidrolisado, vitaminas, antioxidantes e outros ativos, em um modelo clínico duplo-cego, randomizado e controlado por placebo, realizado em 120 indivíduos que consumiram o produto por 90 dias. O grupo de intervenção teve um aumento global significativo na elasticidade da pele quando comparado ao grupo placebo. Essa análise foi realizada por histologia de biópsias da pele, revelando mudanças positivas na arquitetura cutânea, com redução de danos solares e melhora na organização das fibras de colágeno.

Vollmer et al. (2018) avaliaram a influência cutânea dos peptídeos bioativos de colágeno Verisol® em 114 mulheres de 45 a 65 anos, em um estudo clínico controlado e randomizado. Elas receberam 2,5g de colágeno ou placebo uma vez ao dia, por oito semanas; e, ao final do estudo, o grupo de intervenção demonstrou redução significativa de rugas oculares em quatro semanas e aumento do colágeno e elastina após oito semanas.

Além de uma alimentação balanceada e o uso diário de filtro solar, a suplementação de colágeno influencia no crescimento e proliferação de fibroblastos, e a sua absorção garante o aumento da síntese de matriz extracelular, garantindo manutenção, regulação e proteção contra doenças cutâneas e contra o envelhecimento precoce.

A B. Health conta com o Collagen Derma em sua linha de suplementos, composto por peptídeos bioativos de colágeno, obtido por meio da tecnologia francesa para hidrólise enzimática, que garante o seu peso molecular homogêneo e alta digestibilidade! Além disso, possui um mix exclusivo de vitaminas e minerais que tem um papel importante no bom funcionamento das células produtoras do colágeno, melhorando o funcionamento das estruturas da pele.

Referências
SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Cuidados com a pele no verão. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-com-a-pele-no-verao/>. Acesso em: 07 de out. 2020.

AGUIRRE, G. C. et al. Collagen Hydrolysates for Skin Protection: Oral Administration and Topical Formulation.- Antioxidants (Basel). 2020. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7070905/>. Acesso em: 07 out. 2020.

BARATI, M. et al. Collagen supplementation for skin health: A mechanistic systematic review. Journal of Cosmetic Dermatology., 2020. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/jocd.13435>. Acesso em: 07 out. 2020.

SIMAS, L.A.W.; WOLPE, R.E. Manual de Atendimento em Nutrição Estética. Curitiba: Editora Autores Paranaenses, 2016.

CZAJKA, A. et al. Daily oral supplementation with collagen peptides combined with vitamins and other bioactive compounds improves skin elasticity and has a beneficial effect on joint and general wellbeing. Nutr Res., v. 57, p. 97-108, sep. 2018.

VOLLMER, D.; WEST, V.; LEPHART, E. Enhancing Skin Health: By Oral Administration of Natural Compounds and Minerals with Implications to the Dermal Microbiome. International Journal of Molecular Sciences, v. 19, n. 10, p.3059-3094, 2018.

Compartilhe agora

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email