especiarias-apoio-anti-inflamatório-natural-ao-emagrecimento

Especiarias: apoio anti-inflamatório natural ao emagrecimento

Emagrecimento saudável além do deficit calórico!

Na rotina do consultório, preocupar-se com o deficit calórico não é o suficiente para promover o emagrecimento efetivo. Isso porque o excesso de peso é desencadeado por múltiplos fatores, envolvendo alterações fisiológicas e metabólicas como a inflamação crônica de baixo grau e o estresse oxidativo, além de aspectos comportamentais, genéticos, biológicos e sociais.

Dessa forma, para promover a redução do peso corporal de forma saudável e assertiva, é importante incluir múltiplas estratégias, como a melhora tanto da qualidade dos alimentos ingeridos como da quantidade, além de se atentar para mudanças efetivas no comportamento alimentar, de forma individualizada. Outra estratégia é a inclusão de suplementos com nutrientes e ativos que irão agir em conjunto potencializando o emagrecimento por atuarem em diversos mecanismos associados a este processo. Existem especiarias que são excelentes fontes de compostos bioativos eficazes, podendo fazer parte de sua rotina de suplementação, agindo de forma integrada para otimizar a perda de peso! Conheça um pouco delas:

curcuma

Cúrcuma

A curcumina é o componente com maior propriedade bioativa na cúrcuma e contribui para diferentes benefícios comprovados pela ciência: antioxidante, anti-inflamatório, imunomodulador e antidiabético. Apresenta alto potencial para atenuar desequilíbrios orgânicos desencadeados pela inflamação e pelo estresse oxidativo, como o excesso de peso e outras alterações metabólicas.

Saraf-Bank et al. (2019), em um estudo clínico randomizado e controlado, demonstraram que a suplementação com curcumina teve um efeito positivo na redução dos níveis de IL-6, PCR-US (marcadores de inflamação) e TAC (marcador de estresse oxidativo), em garotas adolescentes com excesso de peso. Akbari et al. (2019), em uma revisão sistemática e meta-análise de estudos clínicos randomizados, concluem que a suplementação com curcumina promoveu redução significativa do peso corporal, IMC, circunferência de cintura e da leptina sérica, além de melhorar os níveis de adiponectinas, em indivíduos com síndrome metabólica e outras desordens relacionadas.

gengibre

Gengibre

Originário da Ásia, o Zingiber officinale Roscoe, nome científico do gengibre, é rico em compostos bioativos como óleos voláteis, gingerol, shogaol e zingerone, sendo a eles associados diversos efeitos benéficos, inclusive, para a perda de peso. Este apoio ao emagrecimento é relacionado com o fato de esses compostos, principalmente o gingerol, terem efeitos anti-inflamatório e antioxidante, através da ativação da via do Nrf2 (aumentando a síntese de enzimas antioxidantes) e inibição do NFkB (reduzindo a síntese de citocinas pró-inflamatórias).

O gengibre também é capaz de proporcionar aumento da termogênese e da lipólise, além de reduzir a lipogênese. Maharlouei et al. (2019), em uma revisão sistemática e meta-análise de estudos clínicos randomizados, relatam que a suplementação com gengibre promoveu redução significativa do peso corporal, da razão cintura-quadril, da circunferência de quadril, da glicemia de jejum e do HOMA-IR, além de melhora significativa do HDL-c.

Outro benefício associado a essa especiaria e que tem relação com o emagrecimento é devido ao seu possível efeito adaptógeno: estudos em animais mostram que os compostos gingerol, zingerona e shogaol parecem ter interação com o receptor 5-HT, proporcionando modulação da ansiedade e do estresse, que impactam no comportamento alimentar dos pacientes.

canela

Canela

A canela é considerada um ingrediente funcional para a saúde devido à sua composição de bioativos, como o óleo essencial (Cinnamomum vernum), o cinamaldeído e o ácido cinâmico. Entre suas propriedades terapêuticas, os estudos científicos citam as atividades antidiabéticas, anti-inflamatórias e termogênicas. Segundo Lu et al. (2018), a presença desses compostos bioativos promove controle da glicemia, melhora da sensibilidade à insulina e efeito antiobesogênico.

A suplementação de canela demonstrou um efeito anti-inflamatório potencializado na redução de níveis da   proteína C reativa (PCR), marcador de condições crônicas, segundo uma recente meta-análise (VALLIANOU el al., 2019). O seu alto conteúdo de polifenóis foi o principal fator associado aos efeitos redutores da inflamação, que é um fator diretamente relacionado com o excesso de peso.

A B.Health traz um lançamento premium para complementar a sua família: Golden Health! Formulado com cúrcuma orgânica padronizada em mais de 95% de curcominoides, canela e gengibre em cápsulas vegetais, livres de corantes e conservantes artificiais. Com apenas 2 cápsulas ao dia, você garante um alto teor de compostos bioativos na rotina do seu paciente! Conheça mais no site: www.bhealth.com.br

Compartilhe agora

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email